segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Diferenças Entre os Tipos de Chocolate

O chocolate é um alimento apreciado por todos, ainda mais sabendo que ele faz bem a saúde, pois possui propriedades funcionais de prevenir o câncer, doenças do coração, fortalecer o sistema imunológico, por conter polifenóis e flavonóides que são antioxidantes.

Mas atenção! As quantidades destes compostos funcionais variam de acordo com o tipo de chocolate.

Para você entender melhor é preciso saber que na fabricação dos diferentes tipos de chocolates, são usados dois ingredientes principais, portanto devemos ficar atentos aos ingredientes do chocolate para que possamos escolher o melhor:

- Manteiga de cacau, rica em gordura saturada que não faz bem a saúde.
- Massa de cacau, rica em polifenóis e flavanóides, que faz do chocolate um alimento saudável e quanto maior a quantidade deste ingrediente mais saudável o chocolate é.

Para os amantes de chocolate branco, uma péssima notícia, este chocolate possui muita manteiga de cacau e nenhuma (ou quase nenhuma) massa de cacau, sem falar na grande quantidade de açúcar. Portanto, se você quiser os benefícios do chocolate, definitivamente não será com o chocolate branco.

O chocolate ao leite possui um pouco de massa de cacau, cerca de 15 a 30% da composição, sendo o restante dos ingredientes manteiga de cacau, açúcar, leite condensado e outros. Quando comparado ao chocolate branco, este é um pouco melhor para a saúde, mas quando comparado ao chocolate amargo ele é bem inferior.

Os chocolates meio amargo tem pelo menos 45% de massa de cacau e os chocolates amargos possuem pelo menos 60% deste ingrediente, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar. São estes dois tipos de chocolates utilizados nas pesquisas e que fazem a fama do chocolate como alimento funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário